domingo, 27 de maio de 2012

A coruja - símbolo da filosofia


Por que a coruja é o símbolo da Filosofia?

     A deusa de atenas (Athena ou Minerva), tinha como mascote um pássaro exótico: uma coruja. Tal pássaro, extremamente observador, curioso e possuidor de uma visão apuradissíma, era a principal companhia daquela deusa, considerada a protetora principal da cidade de Atenas, uma das cidades mais importante daquela época. Além disso, era considerada a deusa das batalhas, do trabalho e da sabedoria, pois conforme a mitologia grega era uma mulher extremamente sábia e também uma forte guerreira.
      A coruja é uma ave peculiar. Tem olhos enormes. Enxerga muito bem à noite. É capaz de enxergar coisas numa escuridão total. Os olhos da coruja representam a razão, (logos), instrumento utilizado pela Filosofia. A razão é capaz de iluminar as coisas mais sombrias e obscuras. Ilumina, traz à luz assuntos e problemas que a maioria das pessoas olha, mas não "enxerga". É capaz de transcender o imediato e aquilo que é encoberto pela ideologia e as convenções sociais. Desvelar o que está oculto e aparente, e relacionar o que está "fragmentado". Olhar as coisas com os "olhos" do intelecto, é ver por dentro, o que muitos só veem por fora. Buscar e mergulhar além das aparências e encontrar a essência, o fundamento ou a raiz do problema. Criticar, analisar, comparar, relacionar, refletir, problematizar, duvidar e continuar interrogando são os atos do filosofar propriamente dito.
     Por outro lado, o pescoço da coruja é constituído de tal forma, que a possibilita girá-lo e ver as coisas através de vários ângulos. É o que faz a Filosofia, procura a verdade atravéz de vários ângulos. Uma verdadeira Filosofia é inimiga dos dogmas, das verdades absolutas e eternas. 


Texto: Eliana Soares



4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. oi vc me ajudou muito no meu trabalh para a escola mas eu n teentendi uma coisa a coruja e simbolo da filosofia ou da sabedoria eu n sei e eu preciso dessa resposta para meu trabalho e como minhas aulas acabaram de começar n quero decepcionar meu professor logo no primiro dia de aula sabe entao pf responde

    ResponderExcluir
  3. Ownt...Gostei Desse Assunto Bem Esclarecido !!!! Obrigado &Xau :D

    ResponderExcluir